Consultar Nota Fiscal Eletrônica

Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber para Consultar Nota Fiscal Eletrônica.

Consultar Nota Fiscal EletrônicaA consulta da NF-e e NFS-e é obrigatória por parte do destinatário da mercadoria/ ou serviço, e pode ser realizada através da informação da chave de acesso impressa no DANFE, tanto no Portal Nacional da NF-e como no site da Sefaz (Secretária da Fazenda) do Estado de origem da mercadoria. No caso das NFS-e a consulta é realizada no site da prefeitura, onde encontrará a opção de Nota Fiscal de Serviço, para emissão e consulta, bastando digitar o número da NFS-e.

Certificado Digital da Nota fiscal Eletrônica

As empresas possuem um certificado digital, que permite gerar uma assinatura digital para validar e autenticar a Nota Fiscal Eletrônica; a validade da assinatura digital e a autenticidade do arquivo digital da NF-e poderá ser verificada utilizando-se o arquivo XML da NF-e e o programa “Visualizador da NF-e”, desenvolvido pela Receita Federal do Brasil e disponível para download aqui e no site www.nfe.fazenda.gov.br. A pesquisa é gratuita, fácil e rápida.

publicidade:

Consultar Nota Fiscal Eletrônica

Como Consultar Nota Fiscal Eletrônica pelo CPF e CNPJ

Acesse: www.nfe.fazenda.gov.br

Para visualizar as informações da NF-e é necessário fornecer a Chave de Acesso da Nota Fiscal, impressa no Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE. Esta chave é composta das seguintes informações: UF, Ano/Mês, CNPJ, Modelo, Série, Número NF-e, Código Numérico e dígito verificador. Mas fique atento, na consulta na Internet não é possível imprimir a imagem ou representação gráfica da NF-e, e nem o seu DANFE. O usuário visualizará somente as informações.

Se for pessoa física, apenas substituir o CNPJ pelo CPF.

Frisamos a importância da consulta da NF-e na internet, pois permite que o destinatário da mercadoria/serviço tenha mais segurança na operação, pois é um mecanismo de verificação se operação foi declarada ao fisco.

Veja abaixo um vídeo de como Consultar Nota Fiscal Eletrônica:

Nota Fiscal Eletrônica – Prazo do Consulta

O prazo para consulta aos dados completos da NF-e são 180 (cento e oitenta) dias após a recepção pela SEFAZ. No fim deste prazo, a consulta poderá retornar informações parciais que identifiquem a NF-e (número, data de emissão, CNPJ do emitente e do destinatário, valor e sua situação), e que ficarão disponíveis pelo prazo decadencial.

Esse artigo de Consultar Nota Fiscal Eletrônica, foi útil para você? Compartilhe com seus amigos e familiares!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

Consultar Nota Fiscal Eletrônica
publicidade: