Emissão da Nota Fiscal de Serviço

Nota Fiscal de ServiçoVamos falar sobre a Nota Fiscal de Serviço. Atualmente para simplificar a vida das empresas e consumidores, todas as notas fiscais são eletrônicas, seja de compra, remessa ou serviço etc. As notas ficais eletrônicas são chamadas de NF-e, já sua versão impressa são as DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), e são emitidas de maneira bem simplificada por softwares públicos e privados.

A empresa emissora de NF-e, previamente credenciada segundo as normas ditadas pela Secretaria de Fazenda de jurisdição do estabelecimento, (ou seja cada cidade e Estado possuem a sua normativa para emissão), gerará um arquivo eletrônico que deverá conter as informações fiscais da operação comercial e também ser assinado digitalmente pelo emitente para garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor.

Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Se sua empresa é uma prestadora de serviços ela emitira uma NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica). A NFS-e é o documento fiscal de existência apenas digital que substitui as tradicionais notas fiscais de serviços impressas, elas implantadas pelo Departamento de Receitas Municipais, será emitida e armazenada eletronicamente em programa de computador da Prefeitura Municipal.

publicidade:

Seu principal objetivo é materializar os fatos geradores do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, por meio do registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação, o que facilita a fiscalização da prefeitura sobre as empresas que estão pagando as taxas corretamente, e também é uma segurança à mais para o cliente, que tem ali um documento comprobatório do serviço prestado, lhe assegurando garantias do serviço prestado.

Emissão de Nota Fiscal de Serviço

Para sua emissão a empresa deve estar com seu cadastro e pendências quites com a prefeitura onde sua empresa está domiciliada, pois a emissão desse tipo de Nota é gerada pelo site da prefeitura por software especifico, onde o responsável fiscal e contábil da empresa irá se cadastrar previamente, para poder emitir a notas de serviço.

E lembre-se de sempre exigir sua nota fiscal, pois ela é um documento e sua única defesa, e a empresa deve emitir a NFS-e ou NF-e, pois sonegar é crime, sob as penalidades da Lei N° 9990 de 28 de Maio de 1998.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Emissão da Nota Fiscal de Serviço
publicidade: